Salamanca, a cidade dourada

bandeira espanha

Mudamos a bandeira!!! Mudamos de país!! Chegamos na Espanha!!

Partindo da cidade do Porto, seguimos viagem para a Espanha, fazendo nossa primeira parada em Salamanca. Salamanca é uma cidade histórica ( Patrimônio Histórico da Humanidade, pela UNESCO), conhecida como a “cidade dourada” e é uma cidade universitária, com mais de 30 mil estudantes (em Salamanca encontra-se uma das mais desejadas universidades espanholas), ou seja, a cidade é cheia de jovens festeiros do mundo inteiro.  Foi escolhida em 2002 como Capital Européia da Cultura, é onde se fala o mais puro castelhano da Espanha. É uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas Clássica e Barroca, como se fosse uma Ouro Preto Castelhana.

Ficamos umas duas horas na cidade, para então continuar viagem rumo à Madrid. Foi nessa parte da viagem que eu tinha dito que passamos um calor dos infernos. Estou de chinelo nas fotos, cabelo preso e ficando bronzeada.

Já chegamos com fome (são 3 horas e meia de carro desde o Porto), então fomos comer num restaurante tradicional da culinária espanhola: Pizza Hut!!! 🙂 Comidos, caminhamos pelas ruas de Salamanca bem na hora da Siesta, então estava quase tudo fechado (das 13:30h até ás 16h), quase ninguém nas ruas, parecia feriado. Se atente a isso se você for só dar uma passadinha na cidade, como nós.

Começando nosso turismo na cidade, fomos até o Convento San Esteban, um prédio maravilhoso com sua fachada toda detalhada. Começou a ser erguido em 1255, mas a construção original foi derrubada e em 1610 ergueram esse em seu lugar.

viagem a portugal (533)

Convento San esteban

viagem a portugal (534)

Convento San Esteban

viagem a portugal (535)

Convento San Esteban

viagem a portugal (537)

Frente do Convento San Esteban

viagem a portugal (538)

Estava fechado por causa da Siesta

viagem a portugal (540)

Detalhes da fachada

viagem a portugal (541)

Fachada toda trabalhada

viagem a portugal (542)

Universidade Pontifícia de Salamanca

Andando pelo centro, chegamos na Plaza Mayor, cartão postal da cidade, linda, cheia de bares e restaurantes, você percebe que ali a cidade acontece. Não paramos, mas é um ótimo lugar para um happy hour com os amigos.

viagem a portugal (543)

Até Plaza Mayor estava vazia

Quando você anda na cidade você percebe o porquê de “Cidade Dourada”, ela é  monocromática mesmo, quase todas as suas construções são feitas de arenito, que com o tempo escurece e resulta nessa cor dourada, mas isso não a torna feia, pelo contrário, ela reluz.

Chegamos numa atração dois em um, que são as Catedrais Nova e Velha, uma fica ao lado da outra. A Catedral Vieja teve sua construção iniciada no século XII e é dedicada a Santa Maria da Sede. Quando foi reformada em 1992, acrescentaram uma pequena estátua de um astronauta, seguindo a tradição de colocar uma figura contemporânea de alguém famoso. Todos que passam por ela procuram o astronauta. A Catedral Nueva começou a ser construída em 1512, mas demorou mais de 200 anos para ser finalizada.

viagem a portugal (544)

Catedral Nueva de Salamanca

viagem a portugal (554)

Fachada da Catedral

viagem a portugal (555)

Nessa conseguimos entrar, e o interior não poderia ser diferente, mantendo o padrão da beleza.

viagem a portugal (546)

Dentro da Catedral

viagem a portugal (548)

viagem a portugal (549)

viagem a portugal (547)

viagem a portugal (553)

Saindo do centro, fomos conhecer a Ponte Maior,  que cruza o Rio Tormes, sua data de construção não se sabe ao certo, mas é perto do século I dC. Muito velha hein!! Foi restaurada diversas vezes, dos 26 arcos que a constituem, 15 são da época romana.

viagem a portugal (557)

Ponte medieval em Salamanca

viagem a portugal (560)

Museu de Art Noveau

viagem a portugal (558)

Vista das torres das Catedrais

viagem a portugal (561)

Olha que legal essa calçada de Salamanca

Entramos então no nosso carro que estava fervendo de quente para continuar essa roadtrip Portugal e Espanha. Próxima parada: Madrid

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “Salamanca, a cidade dourada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s